Formas de acesso ao computador

Ao procurar mais sobre adaptações para portadores de necessidades especiais para a utilização de computadores, me deparei com o site Tecnologia assistiva e Comunicação alternativa. O site mantido pela Dra. Miryam Pelosi tem bastante exemplos e conceitos em tecnologia assistiva, mas vamos nos ater somente no uso de computadores.

Segundo o site,
as formas de acesso ao computador podem ser divididas em quatro grupos:
  1. Pessoas que não precisam de recursos especiais: são os usuários que apresentam alguma dificuldade de acesso mas não o suficiente para necessitar de adaptações.
  2. Pessoas que necessitam de adaptações em seu próprio corpo: são os usuários que se beneficiam de órteses colocadas nas mãos ou dedos que facilitam o teclar. Alguns necessitam de pulseira de peso para diminuir a incoorden ação e outros de faixas para restringir o movimento dos braços. A indicação desses recursos deve ser feita por um terapeuta ocupacional. Essas pessoas vão utilizar o computador sem modificações.
  3. Pessoas que necessitam de adaptações do próprio computador: são os usuários para os quais a introdução de recursos no próprio corpo não são suficientes ou não são eficazes.

ADAPTAÇÕES:

Colmeia de acrílico- colmeia é uma placa confeccionada de acrílico transparente onde são feitos furos do tamanho das teclas. A função dos furos é facilitar o acesso da criança ao teclado sem que ela aperte todas as teclas ao mesmo tempo. Es

se recurso é também utilizado para o teclado da máquina elétrica.

Teclados alternativos - Os teclados alternativos podem ser reduzidos ou ampliados. O teclado expandido possui letras maiores, em alto contraste e com menor número de informações na prancha. O teclado reduzido é utilizado quando a pessoa tem boa coordenação, mas pequena amplitude de movimento.

Teclado sensível - O teclado sensível é uma prancha que pode ser programada em zonas de tamanhos variáveis. Funciona associado a um programa que realiza a programação do número de informações, local de pressão e que pode estar ou não associado a um sintetizador de voz.

Mouse adaptado - existem vários modelos: mouse com 5 botões, cada um deles faz o cursor andar para uma direção e o último é o do click ou double click; mouse cujo movimento do cursor acontece através de rolos; mouse em formato de caneta, entre outros.

Tela sensível ao toque- onde o usuário com o dedo na tela comanda o cursor do mouse.




Fonte: http://www.tecnologiaassistiva.com.br/adcaa/

2 comentários:

Duilia Ferreira disse...

OLÁ ALAN,

ACHEI MUITO BOM SEU BLOG. FICOU MUITO BEM ESTRUTURADO E VOCÊ UTILIZOU FIGURAS COMO RECURSO VISUAL CONSEGUINDO CHAMAR ATENÇÃO PARA O CONTEÚDO DO BLOG!!!

BEIJOS NO CORAÇÃO

Silvio Koerich disse...

Ae Alan interessante teu blog nunca vi um dedicado nesse sentido. Vi que és um cara esforçado.

Valeu pelo comentário no blog porque ele foi um exemplo destruidor e perfeito sobre a atualidade das relações. Rs ri demais.

abraço