Telefones para Surdos

Uma noticia interessante:

Telefones para surdos: tecnologia inclusiva já funciona na cidade

O que há alguns anos seria inconcebível: alguém com deficiência auditiva falar ao telefone, hoje torna-se cada vez mais comum e facilitado pela existência de recursos públicos que permitem a quem possui problemas de audição se comunicar por aparelhos especialmente desenvolvidos para essas pessoas. Eles estão instalados, hoje, em várias localidades, como estações de metrô e terminais de ônibus. Nas estações Santa Cruz e Vila Mariana, do Metrô de São Paulo, por exemplo, foram instalados, recentemente, os dois primeiros aparelhos telefônicos especiais destinados às pessoas com deficiência auditiva. Os telefones são dotados de um teclado e um visor que permitem ao usuário comunicar-se com quem possua um outro aparelho especial, enviando e recebendo mensagens on-line.
Caso a pessoa necessite ligar para um aparelho comum, precisará contar com o auxílio da operadora de telefonia da cidade, empresa responsável pela instalação dos telefones. Assim, em São Paulo, ao teclar o número 1404, terá atendimento da Telefônica em sua central e será possível manter a conversação com um receptor. Haverá instalação desses aparelhos especiais nas estações em que há grande fluxo de pessoas. O objetivo é que todas as estações recebam seus telefones especiais. Paralelamente, a Central de Atendimento ao Usuário do Metrô de São Paulo, também terá instalado o seu telefone para deficiente auditivo, possibilitando aos seus clientes uma comunicação direta com o Metrô.
Outra empresa que está acompanhando essa tendência é a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU, que, em parceria com a Telefônica, instalou, em seus Terminais Metropolitanos, vários aparelhos de telefone públicos especiais para uso de deficientes auditivos e da fala. Foram instalados 12 aparelhos, 9 deles nos terminais do Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara (Ferrazópolis - plataforma A, São Bernardo - plataforma B , Piraporinha - próximo aos sanitários públicos, Diadema - plataforma A, Jabaquara - plataforma A, Santo André Leste - plataforma C, Santo André Oeste - plataforma A, São Mateus - passarela e Sonia Maria), um no posto PEJ - Passageiro Especial Jabaquara, um no Terminal de Cotia (hall de acesso) e um no CECOM/EMTU.
Uma equipe da EMTU recebeu treinamento sobre a operação do equipamento e o disseminará entre os operadores dos terminais para que seja garantido o suporte às pessoas que fizerem uso dos telefones.
O governo do Estado de São Paulo também investiu em instalação de telefones para surdos em cinco postos de atendimento do Poupatempo. Segundo Daniel Annenberg, Superintendente do Poupatempo, há solicitação junto a Telefônica para implantação nos demais postos, além de aparelhos telefônicos especiais para pessoas com deficiência visual.
Também no Paraná, a Telepar Brasil Telecom, empresa de telefonia local, preocupada com o desenvolvimento de produtos de caráter social, providenciou instalação de cerca de 20 telefones para pessoas com deficiência auditiva naquele estado.

COMO FUNCIONA

O equipamento é conectado a um telefone público comum e acionado com uso do cartão telefônico. A pessoa com deficiência recebe por escrito, em um visor eletrônico, as informações enviadas, assim como digita suas mensagens. Se no telefone de destino houver o mesmo aparelho, a transmissão é direta. Caso a ligação seja feita para um telefone comum, um atendente recebe as mensagens e as repassa para a pessoa do outro lado da linha, bastando para isso discar o número 1404.


fonte: http://www.entreamigos.com.br/noticias/telsur.htm

Nenhum comentário: